Entidades da CIM do Baixo Alentejo

Município de Cuba

O Concelho de Cuba pertence ao distrito de Beja, situando-se a 18 km desta e a uma altitude média de 187 metros. É um dos Concelhos mais pequenos do Distrito, com uma área de cerca de 170 Km2.

Limitado pelos Concelhos de Viana do Alentejo e Portel, a Norte; pelo de Vidigueira, a Este, pelo de Beja, a Sul; e pelos de Ferreira do Alentejo e Alvito, a Oeste; é constituído pelas Freguesias de Cuba (a mesma Sede de Concelho), Vila Alva, Faro do Alentejo e Vila Ruiva. Esta última freguesia é constituída pelas aldeias de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos.

A origem do nome de Cuba assume duas versões distintas: a primeira refere que após a conquista aos árabes no tempo de D. Sancho II, teria sido encontrada grande quantidade de cubas para guardar vinho. Daí o nome. Já a segunda versão diz que a origem do topónimo é muito anterior à Reconquista e deriva do árabe Coba, diminutivo de “torre”.

A ocupação humana do concelho é muito antiga. Existem registos arqueológicos que provam, por si só, a existência de uma civilização megalítica cerca de 3000 anos antes da nossa era.