Entidades da CIM do Baixo Alentejo

Município de Aljustrel

Situado no coração do Baixo Alentejo, no sul de Portugal, o concelho de Aljustrel tem uma superfície de 458 Km2, com 9234 habitantes, administrativamente repartido por quatro freguesias, nomeadamente, União das Freguesia de Aljustrel e Rio de Moinhos, Ervidel, S. João de Negrilhos e Messejana.

Em termos sectoriais, o concelho regista um peso relativo da Indústria superior à média nacional. A empresa mineira Almina encontra-se consolidada na exploração mineira e produção e comercialização do cobre e zerinco, contando com mais de 1000 postos de trabalho diretos e sendo o maior motor da economia local.

No sector primário (agropecuária), a agricultura de regadio encontra-se em franca expansão por via do crescimento, nos últimos anos, das áreas de regadio, por via do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, aumentando de 5 mil hectares, em 2009, para mais de 20 mil hectares, na atualidade. Esta nova realidade contribui para a diversificação da produção, fiação de novos investimentos e o surgimento de uma “nova” agricultura, criadora de riqueza e emprego.

Do ponto de vista do património, importa fazer referência à importante herança mineira ainda existente, tanto de arqueologia clássica, como industrial, com artefactos e instalações na Europa. De todo o património material existente em Aljustrel, destaca-se a galeria mineira do Piso 30, ou Galeria de Algares, acessível aos turistas e visitantes. Refira-se ainda o interesse arquitetónico da vila de Messejana e da aldeia de Ervidel, que se assumem como pontos de interesse turístico, sendo a última marcada pela produção vinícola, representada pelas várias adegas existentes onde se produz o milenar vinho da talha e ainda a envolvente da Albufeira do Roxo.